Meu pai tinha 7 anos quando plantarou uma muda de buriti e outra de tucumã. Ele cuidava delas como se fossem seus filhos e de fato eram. Porém o tucumã não cresceu muito inversamente ao Buriti que atingiu seus 22m, Tronco fino do tucumã revelava a sua fragilidade.
Mesmo assim, meu pai amava-as como ninguém. Dizia-me: Demorei tantos anos para levantar tais árvores que me orgulho de ter plantado-as quando moleque.
Hoje meu pai com 75 anos queria curtir a sua terceira idade com a minha mãe, já que ele por muito havia se dedicado ao trabalho de biólogo.
Certo dia, meu pai me chamou de canto e disse:
- Acho que está na hora de passar adiante a geração - Nem sequer entendi o que ele quis dizer, mas eu também amava as plantas se não tanto queanto ele, mas um começo de amor que também sei que ele sentiu aos 7 anos completados.
- Escolhe uma árvore para plantar- Eu fiquei abismado, por que ele dissera isso, afinal ele amava àquelas árvores mais até que o futebol.
- Pode escolher
- Quero uma açaizeira e guaraná! - disse todo empolgado
Como ele prometera, naquele mesmo lugar que viveu o seu tucumã e o seu buriti iria plantar o meu açai e o guaraná.
A primeira que foi derrubada foi o tucumã, por ser mais frágil, no entanto foi difícil por que elas vivia dentro do igarapé que ali passava, mas, ao ser quebrada, ela soltou uma substancia que parecia ser sangue. Meu pai pôs-se a chorar. Lembrando dos seus momentos com o tal tucumã e com o buriti. E colocaram-na em uma canoa. Pensei:
"O que dá a dramaticidade é o sangue"
Meu primo já sorria, feliz da vida por que iríamos comer açaí. Nesse mesmo instante, o espinho do tucumã pegou em meu calcanhar, foi uma dor de súplica do tucumã, ela simplesmente falava comigo, ou se você não acredita em tudo isso, foi simplesmente o espinho que caiu da árvore ao ser colocada na canoa e veio até mim por conta da correnteza do rio. Eu fico com a primeira.
Eutanásia é válida até com as plantas? Acredito que sim, aquele tucumã estava em fase terminal, não tinha jeito, muitas pragas havia atacado-o desgastando a árvore, assim como o buriti que precisava ser derrubado por conta de outras pragas. Só vim entender isso um pouco depois. E para dar o melhor para o meu açai e para o meu guaraná hoje sou biólogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário