sábado, 1 de janeiro de 2011

Posse de Dilma Rousseff

No domingo, 31 de Outubro de 2010 foi eleita com 56,05% dos votos, a primeira presidente mulher do Brasil. Dilma Rousseff (PT) é a quarta escolhida por eleições diretas desde 1985, quando o Brasil recuperou a democracia após 21 anos de ditadura militar. Porém, ainda que não seja a primeira mulher a presidir um país, entra para a história. Seu nome com certeza figurará nos livros didáticos de todas as escolas da nação brasileira como a sucessora de Luís Inácio Lula da Silva (2002-2010).

Do âmbito geral, a primeira presidente sul-americana foi a Argentina Maria Estella Martínez de Perón, conhecida como Isabelita Perón. Ela assumiu o cargo após a morte de seu marido, Juan Perón, do qual ela era vice-presidente, entre os anos de 1974 e 1976. Foi deposta pelo golpe militar e se exilou na Espanha até 1993. O único país da América a ter mais de uma mulher no poder, considerando a atual presidente Cristina Kirchner, assim como Isabelita Perón, ela assumiu a presidência como sucessora do seu marido Nestor Kirchner.

A partir de hoje, Dilma Rousseff (PT) se junta a cerca de 20 mulheres cuja última palavra é a sua. As rainhas Elizabeth II da Inglaterra, Beatriz de Holanda e Margarida II da Dinamarca, até a chanceler alemã, Angela Merkel, passando pela primeira-ministra croata, Jadranka Kosor, e a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, entre outras. Na América latina as presidentes Cristina Kirchner – anteriormente citada - e Laura Chinchila, da Argentina e da Costa Rica respectivamente, e da primeira-ministra de Trinidad e Tobago, Kamla Persad-Bissessar.

Alguns países têm certa tradição em eleger presidentes mulheres, sendo eles: Suiça, Filipinas e Irlanda. A suíça é um dos países que mais elegem presidentes mulheres no mundo. Em Janeiro de 2010, Doris Leuthard foi eleita para presidente da Confederação. Em 2007, a líder suíça eleita foi Micheline Calmy-Rey e em 1999, quem assumiu o cargo foi Ruth Dreifuss. Já as Filipinas teve ao menos duas mulheres na liderança do governo: Gloria Macapagal-Arroyo, eleita em 2001, apontada pela revista Forbes, como a quarta mulher mais poderosa do mundo em 2005. Entre 1986 e 1992, o país foi governado por Maria Corazón Sumulong Cojuangco Aquino, responsável por liderar o movimento de derrubada do ditador Ferdinand Marcos. E a Irlanda teve duas presidentes no comando do país. A primeira foi Mary Robinson que ficou no poder entre 1990 e 1997. Em seguida, outra mulher assumiu o poder, Mary McAleese, reeleita em 2004.

Na cadeira de certos países houve mulheres que se destacaram, figuras como a indiana Indira Gandhi (1966), a israelense Golda Meir (1969), a britânica Margaret Thatcher (1979) e a paquistanesa Benazir Bhutto (1988), a islandesa Johanna Sigurdardottir (2009) e a africana Ellen Johnson Sirleaf (2006).
  • ·         Benazir Bhutto - Foi a primeira mulher a comandar um Estado islâmico
  • ·       Golda Meïr - Atuou como primeira ministra de Israel entre 1969 e 1974. Ela era considerada como a dama de ferro da política israelense. Aos olhos do mundo, Golda representava a personificação do espírito israelense, apesar de ter nascido na Rússia e educada nos Estados Unidos.
  • ·         Margaret Thatcher - Ela ficou conhecida por governar o Reino Unido com "mão de ferro", após o Partido Conservador conseguir maioria no congresso em 1979.
  • ·         Indira Gandhi – A primeira mulher a comandar a Índia, entre 1966 a 1977 e entre 1980 e 1984. Indira foi assassinada em 1984 após ordenar a invasão do Templo Dourado de militantes do grupo Sikh, que provocou mais de 600 mortes. Ela foi morta por dois guardas pessoais que pertenciam a esse mesmo grupo.
  • ·         Johanna Sigurdardottir - Ela assumiu o governo da Islândia em 2009 como a primeira mulher declaradamente homossexual a ocupar o cargo de primeira-ministra no mundo.
  • ·         Ellen Johnson Sirleaf - Ela tornou-se em 2006 a primeira mulher a comandar uma nação africana, com o desafio de unir seu país no pós-guerra e de restaurar a confiança em suas instituições.

A pioneira foi Khertek Anchimaa-Toka, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo de presidência de um país. Ela assumiu o governo de Tuva, país que hoje faz parte da Rússia, em 1940 e ficou no cargo até 1944. Ela foi ativa na era soviética e durante o período de guerras pela independência nacional.

O que nos resta a partir desse dia é desejar a nova presidente, que governe para todos como realmente foi dito por ela.

Um comentário:

♥ Evelin Pinheiro ♥ disse...

Oiiii!
Qto tempo né??

Peço desculpas pelo sumiço... o tempo que é curto mesmo.


Vim desejar um Feliz 2011. Que toda sorte de bênçãos seja sobre vc neste ano que se inicia!!

BeijO*-*
http://evesimplesassim.blogspot.com/